Postagem em Destaque

Como Comprar Natura Pela Internet 1ª Compra Cupom QUERO40

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Ekos lança linha para cabelos com o bioativo Patauá - Espaço Grazi Cosméticos

Ekos lança linha para cabelos com o bioativo Patauá


O óleo do fruto, de origem amazônica, contribui para o crescimento acelerado e fortalecimento dos fios, agindo desde a primeira aplicação.
 NATURA EKOS PATAUA PRA CABELOS FORTES E COMPRIDOS

Usado há muitas gerações para cuidar do cabelo das mulheres da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, o patauá é o mais novo bioativo da marca Ekos. 


Juntos, os produtos agem fortalecendo a estrutura do fio, atuando do bulbo capilar até as pontas, e deixando o cabelo mais forte e resistente – tudo graças ao poder do puro óleo de patauá. O tônico, ainda, contribui para o crescimento acelerado do cabelo. “O processo cuidadoso de obtenção do óleo de patauá da Natura garante a rica diversidade de compostos presentes no fruto e, consequentemente, seus benefícios”, diz Claudia Pinheiro, diretora de Cuidados Pessoais da Natura. 

Conheça melhor abaixo os benefícios desse poderoso bioativo e a linha de produto em detalhes:

O patauá

Trata-se do fruto do Patauazeiro, uma das maiores palmeiras da Amazônia, que pode atingir até 25 metros de altura. Do patauá se extrai óleo de alta qualidade, usado como tempero (o “azeite amazônico”), para fins medicinais e como cosmético para deixar os cabelos mais bonitos e saudáveis. Os frutos maduros de Patauá são cuidadosamente coletados e entregues à fábrica no máximo em 2 dias ou devem ser armazenados congelados de -12 a -18°C no escuro até envio para a fábrica. O fruto é então despolpado a seco, seguido de secagem à vácuo, evitando que o bioativo se degrade durante o processo. A polpa seca de patauá é prensada a frio para obtenção do óleo que, em seguida, é filtrado e armazenado em bombonas escuras a fim de preservar seus compostos.
Como ele age no cabelo
O óleo de patauá tem o poder de fazer com que o fio permaneça por mais tempo na fase de crescimento, a chamada fase anágena, graças à inibição da síntese da proteína STAT3. Com isso, intensifica-se o crescimento e fortalecimento dos fios. Essa ação inovadora já possui patente requerida pela Natura.

Conheça todos os produtos da linha Natura Ekos Patauá
Tônico Capilar (30 ml)
Contendo o rico óleo de patauá, atua diretamente no bulbo capilar, acelerando o crescimento dos fios e contribuindo para o aumento de sua espessura. Assim, auxilia para que os cabelos cresçam mais fortes e saudáveis desde a raiz até as pontas. Aplique diretamente no couro cabeludo à noite, antes de se deitar, dia sim, dia não. A fórmula fluida não necessita de enxágue.
 Tônico Capilar Ekos Patauá - 30ml

Shampoo (300 ml) e Condicionador (300 ml)
O shampoo limpa os fios delicadamente, removendo impurezas e preparando o couro cabeludo para um tratamento completo de fortalecimento. Possui espuma cremosa e abundante e deliciosa fragrância. Já o condicionador hidrata e fortalece os fios em todo o seu comprimento, uniformizando as cutículas, promovendo mais brilho, maciez e redução do frizz. Ambos contam com refil.
 Shampoo Ekos Patauá - 300ml
 Condicionador Ekos Patauá - 300ml
Máscara Fortalecedora (200g)
Enriquecida com óleo de patauá e complexo de aminoácidos, a máscara atua da superfície ao córtex da fibra capilar, recuperando as cutículas, diminuindo a quebra e reparando profundamente os fios enfraquecidos.
 Mascara Fortalecedora Ekos Patauá - 200g

Cápsulas de Óleo Concentrado (30 unidades
2x mais concentradas em óleo de patauá*, as cápsulas potencializam o efeito de preenchimento da fibra capilar. Além disso, redensificam os fios e retexturizam as cutículas, tornando as fibras mais resistentes às agressões do dia a dia. Deve ser usada em conjunto com a máscara.
 Cápsulas Concentradas Ekos Patauá - Caixa com 30 unidades

Óleo Fortalecedor (100 ml)
Deixa os fios até 4x mais resistentes contra a quebra e reduz as pontas duplas em 70%. Também tem proteção térmica, blindando os fios contra as agressões provocadas pelo calor da chapinha e do secador, além de deixar os fios leves, soltos e brilhantes. Aplique em todo o comprimento e pontas quantas vezes quiser. 
 Óleo Fortalecedor Ekos Patauá - 100ml

Ekos Patauá: conheça a história por trás do nascimento de um novo produto Natura 
Patauá Banner post

fonte: http://www.naturacampus.com.br/cs/naturacampus/post/2017-10/post-1-patau%C3%A1
Quando o consumidor Natura tem contato com um produto na revista ou se aproxima da embalagem dele na loja, ele normalmente não conhece a história que se esconde por trás daquele frasco. Pois existe um longo caminho a ser percorrido, do momento em que se inicia o desenvolvimento de uma nova linha, até a chegada do produto final às prateleiras. São múltiplas etapas. E esta é uma história de pesquisa, tecnologia e inovação.
A Natura investe em ciência para garantir que seus consumidores tenham acesso ao que há de melhor no segmento da beleza e do bem-estar, associando pesquisas laboratoriais de ponta a um conhecimento tradicional, obtido graças a um amplo esforço de campo. O objetivo: extrair da natureza os ingredientes mais ricos, sempre se baseando em práticas sustentáveis e seguras, para a comunidade e o ecossistema local. A linha Ekos Patauá conta bem essa história.
Foi há cerca de dez anos que a Natura começou a estudar o Patauá, uma palmeira amazônica frondosa de cujos frutos é extraído um óleo usado tradicionalmente na gastronomia Amazônica, como azeite, mas também na aplicação em cabelos, como fonte de brilho e força, segundo revelaram pesquisas de campo realizadas pela Natura. Na época, a empresa buscava possíveis ingredientes para novos produtos. O levantamento, parte de um projeto maior, gerou uma "coletânea" de óleos vegetais entre eles, o de Patauá.
Essa "biblioteca" de matérias-primas é chave no processo de desenvolvimento da Natura. Ao investigar os ingredientes, por meio de avançadas técnicas de mapeamento genético e molecular, a empresa é capaz de identificar os seus benefícios únicos, e direcioná-los a aplicações específicas, como a criação de uma nova linha de produtos. Foi esse o caso de Ekos Patauá.
A área de pesquisa e inovação da Natura já havia identificado um uso potencial do óleo de Patauá nos cabelos, e aos poucos, as peças se encaixaram. Em 2015, a comunidade científica anunciou em um congresso a descoberta de um mecanismo biológico que poderia ampliar a fase de crescimento dos cabelos, resultando em fios mais firmes. O time de pesquisa da Natura se voltou então ao banco de ingredientes, e por meio de uma bateria de testes, identificou que o óleo de Patauá tinha um efeito positivo justamente sobre esse mecanismo, chamado JAK-STAT.
Houve então um alinhamento com a área de marketing e o projeto ganhou corpo. Um projeto de escalonamento foi estabelecido em 2014, com o objetivo de estruturar a cadeia de produção vegetal e industrial. Com todas as peças no lugar, finalmente veio o sinal verde para o desenvolvimento de um novo produto com o óleo bioativo de pataua.
Hoje, três anos depois do início da etapa experimental, a linha Ekos Patauá chega às lojas e ao consumidor, que poderá experimentar seus efeitos fortificantes sobre cabelos frágeis e quebradiços. Um longo caminho se deu do início das pesquisas até o lançamento, e nos próximos textos, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma dessas etapas. Do trabalho de campo e da obtenção do óleo de Patauá à comprovação do mecanismo biológico em que ele atua sobre o cabelo. Não perca!


Ciência capilar: como a inovação permitiu à Natura criar um produto que estimula o crescimento dos fios 

(fonte: http://projetodraft.com/ciencia-capilar-como-a-inovacao-permitiu-a-natura-criar-um-produto-que-estimula-o-crescimento-dos-fios/)

Os nossos cabelos são muito mais complexos e interessantes do que uma olhada à distância pode revelar inicialmente. Ao examiná-los sob o cuidado de um microscópio, encontraremos informações que nos ajudam a entender como funcionam seus mecanismos, e como determinados ingredientes da natureza podem interagir com eles, de forma que os fios sejam beneficiados, tornando-os mais saudáveis, cheios de brilho e vitalidade.Juliana Lago, cientista da Natura e uma das integrantes do time de pesquisa de Ekos Patauá
Juliana Lago, cientista da Natura e uma das integrantes do time de pesquisa de Ekos Patauá
Não é surpresa, portanto, que a Natura dedique tantos esforços para compreender a ciência por trás do cabelo humano, para desvendar seus mistérios e buscar maneiras de tratá-los como nenhuma outra empresa o faz. A Natura não apenas se aprofunda no estudo dos fios, mas também combina essa pesquisa com seu conhecimento em torno de elementos extraídos da natureza, na forma de óleos vegetais.
A empresa possui uma verdadeira biblioteca desses ingredientes, mapeados a partir de avançadas técnicas de análise gênica. Assim, os cientistas da Natura podem identificar quais dessas matérias-primas possuem o melhor potencial para dar origem a produtos que enriqueçam os fios das consumidoras.
Ekos Patauá é um exemplo perfeito dessa história. A nova linha de produtos para o cabelo da Natura demonstra como o conhecimento em torno das propriedades de alguns óleos, cruzado com o domínio da mecânica capilar, pode dar origem a grandes inovações, com forte impacto positivo para os consumidores e toda a cadeia produtiva envolvida.
Antes, é importante lembrar quais são as fases de crescimento do cabelo, pois é sobre esse mecanismo que atua a inovação de Ekos Patauá. Primeiro, temos a fase anágena, de crescimento, que é a mais longa e pode durar até nove anos, no caso de um cabelo saudável, que cresce, em média, 1 centímetro por mês. Depois, na fase catágena, que dura entre duas e três semanas, o fio para de crescer e se descola do folículo. Finalmente, na fase telógena, o fio de cabelo solto cai e a papila “descansa” entre três e quatro meses, antes do reinício do processo, com o retorno da fase anágena.

O time de cientistas da Natura descobriu no óleo de Patauá, que já havia sido mapeado anteriormente pela empresa, uma propriedade que atua justamente na fase anágena do cabelo, no sentido de ampliá-la. Isso ocorre, pois, o óleo interage com um mecanismo biológico conhecido como JAK-STAT, que atua prolongando o crescimento dos fios.
“Quando você inibe a síntese da proteína STAT3, presente na via JAK-STAT, prolonga-se a fase anágena”, explica Juliana Lago, pesquisadora de tecnologias cosméticas e mecanismos biológicos relacionados a pele e cabelo da Natura. “Ou seja, se o cabelo crescia por cinco anos, por exemplo, ao inibir essa proteína (continuamente), ele pode crescer por mais tempo.” Vale lembrar que esse crescimento não se dá apenas no comprimento, mas também contribui no diâmetro do fio.
Assim, a figura do quebra-cabeças começava a ficar mais clara. O óleo de Patauá se tornava o candidato ideal para uma linha de tratamento voltada para o fortalecimento dos fios de cabelo, que se beneficiariam do prolongamento da fase anágena por meio dessa inibição proteica. Nascia a linha Natura Ekos Patauá.

 Ekos Patauá: os desafios da produção em escala de um produto NaturaCriar uma nova linha de produtos Natura é um grande desafio: envolve anos de pesquisa, a investigação de múltiplos ingredientes, de suas propriedades químicas e biológicas e da maneira como elas interagem com o corpo humano. Esse extenso trabalho no laboratório é cruzado com insights vindos da área de marketing sobre as necessidades dos consumidores e tendências do mercado. No fim, temos o projeto de uma linha única, inovadora, capaz de atender aos clientes mais exigentes. Foi assim que nasceu Ekos Patauá, por exemplo.

 
Mas a concepção de um produto é apenas o início do processo. Em seguida, começa outra etapa, que tem como objetivo concretizar esse plano, estabelecendo o caminho para viabilizar a produção em larga escala. Novamente, Ekos Patauá nos ilustra essa história.

Depois que a empresa decidiu seguir em frente com a produção, um projeto de escalonamento foi lançado em 2014. Seu objetivo era a produção do óleo em larga escala.

O óleo de Patauá utilizado pela Natura tem características muito específicas. Ele não passa por refino, e é usado em sua forma bruta, preservando a diversidade de compostos bioativos deste óleo e garantindo assim atividade biológica. Então, para que suas propriedades sejam mantidas, é preciso que o fruto seja manejado da forma correta. “Garantir esse cuidado em um esquema de produção industrial representa um enorme desafio, que a Natura encarou de frente, por meio de trabalho de campo e, mais uma vez, de pesquisa e inovação”, diz Cintia Ferrari, gerente científica da Natura.

“Validamos todo o processo de extração do óleo de Patauá, buscando a melhor maneira de realizá-lo”, diz Caroline Stüker, pesquisadora da Natura. “O processo de extração de óleo de polpa era um desafio para nós devido à criticidade de se trabalhar com esta parte do fruto, tão perecível. Trabalhamos com o óleo bruto por conta do benefício que vem da preservação dos metabólicos secundários”, diz Stüker. “Qualquer alteração desse processo de extração nos impediria de obter o benefício estudado para o óleo de Patauá.”
 O fruto do Patauá, de onde é extraído o óleo que enriquece a nova linha de produtos Natura
“Trabalhávamos inicialmente com três cooperativas, mas elas não atingiriam o volume necessário para a demanda (da produção em escala)”, diz Stüker. “Foi preciso, então, estabelecer novas cadeias de fornecimento.”

Para se ter uma ideia da delicadeza exigida no processo de extração, e da criticidade do óleo, os pesquisadores da Natura descobriram, por exemplo, que ao ser colhido, o cacho do Patauá não pode ser jogado ao chão do alto, pois como o óleo é obtido da polpa, se ela for machucada, haverá alterações na qualidade e na composição química do óleo de Patauá. Portanto, foi estabelecido um novo processo de coleta dos frutos de Patauá, em que se utiliza uma cadeirinha presa aos troncos das árvores, desenvolvida especialmente para a maior segurança neste trabalho. Depois de coletados os cachos, os frutos são retirados e colocados em sacos para o transporte. Durante o transporte, os frutos são cobertos com lona escura para evitar a foto-oxidação e consequentemente a degradação dos compostos bioativos presentes no óleo.

Na sequência da coleta, os frutos devem ser entregues em até 48h na fábrica ou mantidos congelados a temperaturas determinadas, no escuro até o envio para a fabricação, sob risco de perda de suas propriedades. “Descobrimos todas essas coisas ao longo da pesquisa, pois percebemos que quando o fruto era esmagado, ou passava muito tempo exposto, o óleo era prejudicado. Ao mesmo tempo, ampliamos as áreas fornecedoras para obter um volume maior, e testamos lotes para avaliar se havia diferenças entre os frutos obtidos em diferentes comunidades”, segundo Ferrari.

Todos esses são exemplos de uma dimensão não muito conhecida, mas que é necessária para se obter um produto inovador, envolvendo pesquisadores de diferentes áreas e, nesse caso, grande esforço para viabilizar a produção em escala do óleo de Patauá.
Depois da colheita e do congelamento para transporte, os frutos passam pela etapa de descongelamento e despolpamento. Em seguida, a polpa é seca através de um processo desenvolvido pela Natura e segue para a prensagem para a obtenção do óleo bruto de Patauá. O óleo obtido é submetido a um screening químico, que envolve técnicas analíticas de última geração com o objetivo de garantir a presença das substâncias responsáveis pela atividade biológica relacionada ao benefício a ser oferecido pelo produto. Em média, 1 quilo de fruto de Patauá dá origem a 40 gramas de óleo bruto utilizado na linha Ekos Patauá.

Com este processo e seguindo as Boas Práticas de Produção Vegetal e Industrial, foi possível preservar e comprovar os reais benefícios funcionais para o cabelo através de alta tecnologia, unindo a natureza e a ciência, direcionando sua aplicação para o desenvolvimento de produtos mais adequados e eficazes.

A história de Ekos Patauá ilustra o caminho de pesquisa e inovação da Natura no desenvolvimento e fabricação de um novo produto. A inovação é fruto de muito esforço, e da dedicação em solucionar problemas por vezes complexos. Mas, no fim, o resultado vale a pena, pois é revertido em benefícios para os consumidores, consultoras e consultores, meio-ambiente e a geração de valor para sociedade de forma mais ampla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário